quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Odontologia e Estomatologia Para Pacientes Oncológicos

Dr. Flávio Merly
Cirurgia Oral e Maxilofacial
Estomatologia

Coordenador do Curso de Especialização em Estomatologia da UNIGRANRIO.
Professor do Curso de Especialização em Estomatologia da Universidade Federal Fluminense.
Staff do Serviço de Cirurgia Oral e Maxilofacial do Hospital dos Servidores do Estado.


As lesões na cavidade bucal compreendem as mais freqüentes complicações da quimioterapia e radioterapia antineoplásica, devido à alta sensibilidade dos tecidos e das estruturas bucais aos efeitos tóxicos dos quimioterápicos e da radioterapia.
Dentre estas complicações podemos destacar a mucosite, xerostomia, candidose, doença periodontal, infecções herpéticas, além da osteonecrose dos maxilares, principalmente associada com o uso de compostos bifosfonatos.
Com objetivo de melhorar a qualidade de vida do paciente durante este tratamento nosso grupo trabalha prevenindo, diagnosticando e tratando as complicações bucais do tratamento quimioterápico.
Como fazemos isso?
Ø Preparando a cavidade bucal previamente ao tratamento quimioterápico, diminuindo com isso a ocorrência de complicações.
Ø Realizando acompanhamento rigoroso do paciente durante todo tratamento quimioterápico fornecendo orientações para prevenção das complicações da quimioterapia.
Ø Diagnosticando e tratando precocemente as complicações.
Ø Utilizando a laserterapia de baixa freqüência profilaticamente e no tratamento das complicações da quimioterapia.
Nosso local de atendimento
Centro Médico Barrashopping–Instituto de Saúde Oral sala 309-A.
Av. das Américas, 4666. Tel.: 2430-9171 / 2430-9167
CLÍNICA DE ESTOMATOLOGIA DA UNIGRANRIO

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ESTOMATOLOGIA


O QUE É ESTOMATOLOGIA?
Ø A Estomatologia é uma especialidade da Odontologia aprovada, regulamentada, registrada e reconhecida pelo Conselho Federal de Odontologia em 1992. A especialidade agrega conhecimentos das disciplinas básicas e clínicas, no estudo de todas as doenças da boca sendo, portanto, de fundamental importância na formação dos estudantes de Odontologia, Medicina e Enfermagem.
Ø A evolução dos conhecimentos científicos nas diversas áreas da saúde, associada aos avanços da clínica fez da estomatologia uma especialidade que se imbrica com todas as outras especialidades odontológicas e também com diversas áreas da medicina, proporcionando desta forma um atendimento integral do paciente onde boca e suas estruturas não estão separadas do restante do corpo humano. Esta relevante observação nos permite concluir, que a Estomatologia representa, o principal elo de ligação entre a Odontologia, a Medicina e a Enfermagem.

A ESTOMATOLOGIA NA UNIGRANRIO

Ø Pelos idos de 1993, devido a grande demanda de pacientes com doenças bucais diferentes de cárie dentária e inflamações gengivais que procuravam a Escola de Odontologia da UNIGRANRIO em busca de diagnóstico e tratamento, a disciplina de Patologia Bucal propôs que fosse criado um serviço para atendimento dos mesmos. Sensibilizada com a proposta a direção da Escola destinou um espaço na clínica de Odontologia para que o professor Luiz Carlos Moreira ali realizasse os exames e tratamentos dos pacientes, sempre acompanhado de alunos de graduação em Odontologia. Nesta mesma época, foi estruturado o Laboratório para realização de exames histopatológicos das lesões que eram biopsiadas.
Ø Em decorrência do sucesso acadêmico e da abrangência social do projeto, no início de 1994, foi criado o primeiro Curso de Atualização em Estomatologia, com a participação de alunos de graduação e professores da Escola de Odontologia UNIGRANRIO. Mais uma vez o professor Luiz Carlos Moreira, demonstrando os resultados obtidos, sensibilizou a direção da Escola de Odontologia e a Reitoria para que fosse implantado o curso de Especialização em Estomatologia da UNIGRANRIO. Sua criação ocorreu em 29 de novembro de 1994, de acordo com a resolução “CONSU” № 19/94, assinada pelo Reitor Arody Cordeiro Herdy, estabelecendo em um ano a duração do curso, com atividades práticas e teóricas realizadas semanalmente as quartas-feiras no horário de 8 às 18 horas .
Ø No início do ano de 1995, foram selecionados doze candidatos que constituíram a primeira turma de Especialização em Estomatologia, e desde então já se formaram sem interrupções quatorze turmas no Campus Duque de Caxias e uma no Campus Barra da Tijuca, perfazendo o total de 134 alunos formados. Nenhuma outra faculdade ou Escola de Odontologia do Estado do Rio de Janeiro atingiu tal efetividade de atuação e quantitativo de formandos.
Ø Por suas qualidades no ensino, na pesquisa e assistência a população o curso tornou-se referência nacional, recebendo diversos alunos de outros Estados e professores estrangeiros que o visitam e matem intercâmbio científico com a Estomatologia da UNIGRANRIO. No momento, as professoras Miriam Jordão e Maria Carolina que fazem parte do corpo docente do curso e a aluna de especialização em Estomatologia Ana Carolina Camarotta encontram-se no Cristhiana Care Medical Center em Delaware (USA), trocando experiências com o professor Robert Arm e apresentando trabalhos desenvolvidos na clínica.
Ø A metodologia de ensino valorizada pelo curso baseia-se em aulas teóricas enfatizando as evidências científicas e problematizando situações clínicas, educação em saúde coletiva centrada em prevenção, discussão de casos clínicos, elaboração de trabalhos científicos e especialmente no atendimento de pacientes.
Ø A casuística extremamente diversificada dos pacientes atendidos na Clínica de Estomatologia, proporciona a formação profissional humanista bastante abrangente e generalista dentro da especialidade. É fundamental salientar que alunos de graduação da UNIGRANRIO participam efetivamente das atividades clínicas e teóricas do Curso de Especialização em Estomatologia e atualmente desenvolvem atividades curriculares da Disciplina de Semiologia dentro do ambiente e contexto de especialização. Alunos de outras faculdades federais e particulares, mediante pedido de estágio são selecionados em número de três a cada semestre para participares como visitantes do Curso de Especialização em Estomatologia.
Ø O acolhimento e a sala de espera dos oferece um lanche matinal, mantido pelos professores do curso de especialização e com ajuda da professora Anadir Cordeiro Herdy.
Ø A demanda semanal na Clínica de Estomatologia é de cerca de sessenta novos pacientes, que chegam encaminhados por serviços privados, postos de saúdes, hospitais públicos civis e militares e por outras faculdades públicas e privadas de Medicina e Odontologia. Todos são examinados e de acordo com suas necessidades recebem tratamento clínico ou cirúrgico imediato.
Ø Casos de doenças específicas que necessitem de tratamento em ambiente hospitalar ou são encaminhados para o Instituto Nacional do Câncer, Instituto de Pesquisa Clínica Evandro Chagas (FIOCRUZ- MANGUNHOS) ou para Hospital dos Servidores do Estado, onde o Professor Flávio Merly que faz parte do corpo docente do curso os recebe e lá neste hospital por fazer parte do corpo clínico na qualidade de cirurgião bucomaxilofacial, equaciona as soluções dos problemas clínicos dos pacientes em ambiente hospitalar . Desta maneira a clínica de Estomatologia da UNIGRANRIO referencia e é referenciada com centros de excelência no atendimento de pacientes.

O USO DA INTERNET COMO FERRAMENTE DE ENSINO E APRENDIZAGEM
Ø Todos os casos atendidos desde a fundação do curso são documentados cientificamente por fotos, modelos de estudo, exames por imagens e histopatológicos. Desde o ano 2005 os alunos de especialização recebem os casos clínicos documentados via internet, o que permite discussões online. Para os alunos de graduação a disciplina de Semiologia Geral e Aplicada que funciona integrada com o curso de especialização disponibiliza no portal da Universidade casos e problemas clínicos para que os alunos apresentem soluções e discutam durante as atividades da disciplina.

CARACTERÍSTICAS IDENTIFICADORAS DA ROTINA DE FUNCIONAMENTO DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ESTOMATOLOGIA

DIA DE FUNCIONAMENTO - QUARTA-FEIRA-

HORÁRIO E PROGRAMAÇÃO DE ATIVIDADES
7:00 HORAS- ABERTURA DA CLÍNICA, ACOLHIMENTO E CAFÉ DA MANHÃ PARA OS PACIENTES.
8:30 ÀS 12:00 HORAS - ATENDIMENTO AMBULATORIAL
Consultas de avaliação inicial
Consultas de avaliação de tratamento cirúrgico e clínico
Entrega de resultados de exames histopatológicos
Orientação e encaminhamento de pacientes para serviços especializados de acordo com o diagnóstico definitivo estabelecido.
Neste momento os pacientes que se encontram na sala de espera aguardando atendimento, bem como os acompanhantes assistem palestras apresentadas por alunos de graduação sobre assuntos focados principalmente em temas como os malefícios causados por drogas, etilismo e tabagismo, e orientações preventivas sobre Câncer Bucal e DST/AIDS

13:00 às 18:00 horas-
Realização de biópsias para coleta de material para diagnóstico das lesões.
Realização de procedimentos cirúrgicos para tratamento de lesões da cavidade bucal.
Todos os procedimentos são realizados por alunos do Curso de Especialização em Estomatologia, acompanhados por acadêmicos de graduação em Odontologia e supervisionados e orientados por professores do corpo docente do curso.

Ø PROJETOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DESENVOLVIDOS POR ALUNOS DE GRADUAÇÃO DA UNIGRANRIO NA CLÍNICA DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ESTOMATOLOGIA NO ANO DE 2007.
· Avaliação clínica comparativa dos efeitos terapêuticos de três agentes antifúngicos no tratamento da Candidose oral.
Professor Orientador: Flávio Merly
Aluna: Ana Carolina de Souza Lima Cammarota

· Avaliação dos efeitos da terapia com laser de baixa potência no tratamento da hipersensibilidade dentinária.
Professor Orientador: Heliton Spíndola
Aluna: Daniele Carla Silva Coelho
As alunas que desenvolveram os projetos receberam bolsa de iniciação científica da UNIGRANRIO.

Ø OUTROS PROJETOS DESENVOLVIDOS
ENFRENTANTO O CÂNCER BUCAL ONDE O POVO ESTÁ.
Neste projeto, alunos e professores desenvolvem atividades extra-muros, em praças públicas, feiras , eventos sócio-culturais, fornecendo informações sobre prevenção das principais doenças da boca com ênfase para o câncer bucal, além de realizar exames preventivos da cavidade bucal da população e encaminhamento de pacientes para Clínica de Estomatologia da UNIGRANRIO. Tal atividade já mereceu reportagens em jornais televisivos da Rede Globo e programa sobre realizações meritórias pela Rede Bandeirantes

Ø DADOS IDENTIFICADORES DO CORPO DOCENTE DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ESTOMATOLOGIA ATUALMENTE.

o Professora Andréa Braga Moleri - Coordenadora do Núcleo Integrado de Estomatologia. Responsável pelo Laboratório de Histopatologia Bucal e documentação científica. Titulação: Especialista e Mestre.
o Professor Flávio Merly - Coordenador do Curso de Especialização em Estomatologia. Responsável pelas atividades clínicas e cirúrgicas da Clínica de Especialização em Estomatologia. Responsável pela Disciplina de Farmacologia Geral e Aplicada. Titulação: Especialista e Mestre.
o Professor Helíton Spíndola Antunes - Responsável pela Disciplina de Estomatologia Oncológica e Biossegurança. Titulação: Especialista e Mestre.
o Professor Luiz Carlos Moreira – Fundador do Curso, responsável pela Disciplina de Infectologia Geral e Aplicada. Titulação: Especialista e Mestre.
o Professora Maria Carolina Monteiro – Professora assistente de clínica e tutoria de alunos de graduação em estágio. Titulação: Especialista e Mestre.
o Professora Miriam Beatriz Jordão - Professora assistente de clínica, professora responsável pelas atividades desenvolvidas on-line. Titulação: Especialista e Mestre.
o Professor Paulo César de Pinho Capistrano - Professora assistente de clínica, responsável pela Disciplina de Imaginologia geral e Aplicada. Titulação: Especialista.